Paranaguá - PR

Apesar de estar localizada no litoral paranaense e a apenas 90 quilômetros da minha casa (em Curitiba) é uma cidade que poucos turistas a visitam. Afinal é uma cidade portuária e não possui praias próprias para banho.

O acesso, para quem sai de Curitiba, pode ser feito pela BR-277, que é toda duplicada, ou pela Estrada da Graciosa. A segunda opção o trajeto deixa de ser um simples deslocamento para ser um grande passeio.

No calendário anual de festas que ocorrem na cidade a mais famosa e que mais atrai pessoas é uma festa religiosa (a qual nunca fui) e a segunda mais frequentada é o encontro motociclístico promovido pelo moto-clube local Robalos Rebeldes. Essa festa eu fui duas vezes apesar de não ser fã de encontro de motos.

A orla, em frente a um dos canais da Bahia de Paranaguá, é muito bonita e com casarios antigos bem conservados que valem o passeio.

Durante quatro meses a Carla (minha mulher) ficou morando em Paranaguá por conta atividades profissionais. Não preciso dizer que desci diversas vezes e passei muitos fins de semana lá.