Cananéia - SP (2006)

Minha mulher, eu, minha cunhada e seu marido queríamos pegar a estrada (para variar), entretanto não estávamos dispostos a ficar preso em engarrafamentos na descida da serra para Santa Catarina que geralmente ocorrem em feriados prolongados (no caso Quinta, Sexta, Sábado e Domingo -Tiradentes). Por conta disso fiz alguma pesquisas e decidimos visitar Cananéia, pois viajaríamos no contra-fluxo. Foi o que fizemos e deu muito certo.

Saímos por volta das 8:00 em nossas motos Falcon e antes do almoço já estávamos instalados. Não deixamos nem o almoço baixar e pegamos as motos novamente para visitar a Ilha Comprida. O acesso a ela é feito por meio de uma balsa e não leva mais que 30 minutos, sendo muito bonito o visual do canal e das inúmeras montanhas ao fundo. Ao desembarcar na ilha cruzamos de oeste a leste por uma estrada de terra (no máximo 2 km) e chegamos a praia. Entramos na areia da praia (totalmente deserta) e fomos até o extremo sul, depois rumamos para o norte até escurecer e assim mesmo não conseguimos chegar ao final da ilha, que tem 84 km de extensão. Foi um passeio agradabilíssimo, onde cruzamos diversos riachos.

Para o segundo dia optamos em fazer um passeio a Ilha do Cardoso (lá não entram veículos motorizados). Pegamos um barco e em pouco mais de 1,5 horas estamos caminhando pela praia e visitando um centro de pesquisa marinha.

No terceiro dia resolvemos relaxar, para isso fomos a Ilha Comprida e sentamos em um dos poucos bares que existem (na parte sul da ilha) e lá ficamos o dia todo petiscando e tomando banhos de mar.

No último dia acordamos mais tarde, ficamos um pouco na piscina da pousada e logo após o almoço pegamos a estrada. A saída de Cananéia até a BR-116 estava um pouco movimentada (em função dos paulistanos que estavam retornando para casa) e assim que entramos na BR-116 ficamos praticamente só nós na estrada.

Foi uma viagem muito gostosa em um lugar maravilhoso que pretendo voltar mais vezes.

Dados da Viagem
Moto: Falcon NX-400 2006
Trajeto (ida e volta): 440 km
Distância percorrida (incluindo passeios): 650 km
Data: Abril de 2006